Os nossos Hospitais


Hoje tive a oportunidade de poder ir a terreno sentir o nosso sistema nacional de saúde.
Fui levar o meu pai a uma consulta no Hospital Santos Silva e fiquei absorta.
Só me vinha à imagem as camionetas de transporte de animais vivos, aquelas bem altas cheias de porcos para abate. Por momentos parei a reflectir em tal pensamento e rapidamente me apercebi que a diferença entre o transporte de animais vivos e o hospital é pequena. As pessoas estão para lá atiradas à sua dor. De todo o lado vinha frio. A casa está em obras e nas alas de acesso ao hospital eram frequentes as entradas e saídas de trabalhadores de construção civil com os seus utensílios de trabalho, sujos e transportando terra e pó. Mas fantástico era ver os trabalhadores hospitalares saírem com as suas sandes mas mãos, já meias trincadas, mas ainda vestidos com as fardas de trabalho, fardas que se usam em bloco operatório ou nas enfermarias onde se colocam os doentes…sim os doentes, aqueles que devido ao seu estado de saúde não devem contactar com vírus, bactérias e outros seres nefastos à sua recuperação.
E lá estavam todos. Não sei quem são, nem tão pouco quis saber, mas uma coisa é certa aquilo que sempre em “laboratório” estudei a titulo de dignidade de pessoa humana ali era contraditado.
Ali todos são iguais, estupidamente iguais, são os Antónios e os Manueis deste país que deixaram de ser Doutores, Engenheiros, Professores, Catedráticos, Génios ou meras Bestas.
Sonos definitivamente um país de terceiro mundo com uma mentalidade de reclamação de direitos…sim de direitos, mas que são desconhecidos e pior que pese estejam estes mesmos sempre na boca dos cidadãos e dos políticos, mas que não passam de panaceias.
Conclui infelizmente que os nossos Hospitais são mais parecidos com os Transportes de Animais Vivos do que possa pensar…

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai o português!!!!!!Tantos erros num texto tão pequeno...

Maria Manuel disse...

É sempre bom ter visitas de pessoas conhecedoras da língua Portuguesa. Como pode o caro anónimo constatar eu não sei escrever, ou melhor escrevo com imensos erros. Gostaria de aprender, seria certamente oportuno que pudesse proceder à correcção directa do texto. Sendo um texto pequeno seria uma grande ajuda se procedesse à correcção directa para que possa aprender. Desde já grata pelo comentário. Aguardo a ajuda com a respectiva correcção para aprender.