OTA...

Mais uma teimosia do actual Governo. Este governo de Sócrates persiste em posições ditatoriais pouco poupando o esforço dos que em Portugal trabalham para pagar as despesas de Estado.
Primeiro o Aborto, agora a OTA.
Durante 30 anos esperamos pela criação da nova ponte sobre o Tejo, projecto anterior à segunda república, mas que sistematicamente foi vaiado pelos protestos socialistas.
E agora??? Acabaram-se as razões ecológicas? As razões de necessidade de estado e de fragilidade das pequenas finanças domésticas de um Portugal cada vez mais empobrecido? Talvez não, contudo agora é importante que se crie um aeroporto lá para os lados de Lisboa, bem não propriamente em Lisboa, a 60Km de distância.
OTA…e duas duvidas persistentes: quem lucra e quanto lucra?
Não lucra nem Lisboa nem a região centro pela razão da distância geográfica e de acessibilidades existentes.
Dúvidas cujos fundamentos pousam numa série de pareceres técnicos já emitidos. Ora o local não é propriamente o que reúne as melhores condições ecológicas à função. Além do mais criar um novo aeroporto na OTA implica pedir aos Portugueses um sacrifício actual e para gerações futuras bastante elevado. Criar de novo é criar a estrutura e as infra estruturas necessárias à actividade do referido aeroporto. Aeroporto que irá beneficiar quem?
Ora o Norte já tem um aeroporto, no Porto, Lisboa e Algarve estão já servidos e as populações do centro do país? Sim essas populações que hoje em dia geram bastante rendimento à Nação, como Coimbra, Viseu, Aveiro, Guarda e Castelo Branco/Covilhã. Não seria mais importante criar acessibilidades a esses pólos de economia, industria, ciência e investigação?
Porque não investir esse dinheiro em dois aeroportos de menor dimensão e muito mais económicos. Com esta solução poupávamos dinheiro ao erário público, teríamos uma distribuição geográfica de aeroportos mais equitativa e mais próxima das populações. Basta pensar que a Galiza aqui ao lado, numa área geográfica sobreponível ao do Norte de Portugal e com menor população tem 3 aeroportos internacionais. Com a construção de estrutura aeroportuária na região centro colmatávamos uma injustiça de décadas para com essa região e aliviávamos a pressão sobre os aeroportos de Porto e Lisboa, permitindo pensar noutra solução para melhoramento de estruturas aeroportuárias desta última.
Bem aguardaremos futuros desenrolar do dossier OTA.

1 comentários:

Marta Rocha disse...

Inteiramente de acordo! Ai se os contribuintes pudessem escolher onde aplicar os seus impostos! Sem dúvida que não seria para rechear a conta bancária do Dr. Mário Soares...