Será bipolaridade colectiva????

Tenho lido com algum cuidado trabalhos publicados noutros Blogs, são os benefícios dos Blogs, e fico de facto espanada com os escritos recorrentes à volta de temas como Le Pen ou Salazar. Não deixa de ser curioso o ressurgir com força de revivalismo Nacionalistas ou pelo menos de apelos Patriotas. Eu como boa escuteira que fui aprendi o hino nacional, aprendi a amar a minha pátria e lá pelos anos 80 pensava ser uma espécie rara por defender a tese de que a mãe pátria nos merece respeito e zelo. Não, não sou extremista, mas tenho orgulho de ser Portuguesa e de ter uma história rica de vida, vivências e homens geniais. Sou portuguesa com honra de Camões, mas sou antes do mais um ser pensante e que se intriga com as contradições do pensamento humano. Há pouco mais de 3 meses falava-se de alargamento da comunidade europeia, de criação de uma constituição única europeia…somos bombardeados dia e noite com teses de globalização e crescimentos sustentados e no final escreve-se e lê-se fervores nacionalistas. Contraditório porém se ao lermos virmos quem escreve…curioso os mesmos que há 20 anos baniram, queimaram de forma inquisitiva parte da história pois ser nacionalista era ser fascista e isso era pior que ser pecador. O homem não é vento e mesmo este não é incongruente cumpre processos bioquímicos naturais que lhe dão origem.
Fico apenas atenta e perplexa e interrogo-me se o fenómeno tão badalado de bipolaridade mais do que um fenómeno individual não será antes do mais uma patologia social…

0 comentários: